Na próxima segunda-feira, 28 de julho de 2025, Salvador estreia o RODA – A reciclagem na sua porta, um piloto que combina tecnologia, mobilidade sustentável e participação cidadã. Agora será sua vez de agendar a coleta online! O evento de lançamento acontece às 9h, no Palacete Tira Chapéu, centro histórico da cidade.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador (via a SECIS), a startup ambiental SOLOS, o programa global Urban Ocean da Resilient Cities Network e apoio da Limpurb. Para um período inicial de cinco meses, a ideia é testar o modelo: moradores fazem o agendamento via sistema digital, uma cooperativa é contratada por edital, e a coleta é feita com veículo elétrico, sem emissão de CO².
Por que o Centro Histórico?
Segundo Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, o Centro foi escolhido por ser uma verdadeira “caixinha de diversidade”: misto de comércio e residência, presença ativa de catadores autônomos e forte vocação para inovação urbana. Um laboratório real para testar o sistema.
Como vai funcionar na prática:
Agendamento online pelo cidadão, escolhendo data e horário.
Comunicação por WhatsApp, servindo para tirar dúvidas, receber sugestões e promover educação ambiental.
A cooperativa realiza a coleta e triagem, com apoio técnico da SOLOS para garantir saúde, segurança e comercialização eficiente dos materiais recicláveis.
Por que isso importa:
O Brasil reciclou menos de 10% dos seus resíduos em 2023, segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2024 da Abremar. O RODA chega para mudar esse cenário e promover inclusão social: o trabalho das cooperativas é valorizado, e os catadores ganham renda digna, além de suporte técnico para aumentar a qualidade e o valor dos materiais recicláveis.
Em busca de impacto urbano:
Daniel Padilla Ochoa, da Ocean Conservancy, ressalta que o projeto melhora a coordenação das cooperativas com a cidade, traz mais transparência e escalabilidade à reciclagem no Centro Histórico. Malcolm Robinson Campbell, da Resilient Cities Network, completa: Salvador está mostrando, com o RODA, que ideias podem virar solução concreta e inspiradora para outras regiões.