20 de outubro de 2025
Ladeira da Independência, 18 - Nazaré 40040-340 - Salvador - Bahia - Brasil
CRUN

Elas movem o futuro: CRUN marca presença na Caravana pelo Clima, em Salvador

Um final de semana agitado, em Salvador, com a passagem da Caravana do Futuro, que passou pela cidade nos dias 12 e 13 de junho. A iniciativa nacional, que tem percorrido o Brasil como parte da preparação para a Conferência do Clima (COP 30), marcada para o final do ano em Belém (PA), promove uma programação intensa no bairro do Comércio — com acesso totalmente gratuito.

Combinando cultura popular, mobilização comunitária e debates sobre justiça climática, o evento contará com apresentações da Banda Erê (formada por crianças da escola do Ilê Aiyê), Sued Nunes e do grupo Ministereo Público SoundSystem. Entre os destaques, o painel “Diálogos intergeracionais sobre clima e justiça: construindo futuros a partir das lições do passado” promete reunir vozes que inspiram transformação.

Salvador foi escolhida por sua força simbólica nas lutas sociais e ambientais. Para a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, “Receber a Caravana do Futuro é reconhecer que nossas lutas históricas por justiça social, ambiental e cultural têm lugar de destaque na construção do futuro que queremos”.

Representando a força feminina e o protagonismo da coleta seletiva popular, três cooperadas da Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN)Jaciara de Oliveira, Erica de Jesus Figueiredo e Alessandra Silva Figueiredo — participaram ativamente das ações da Caravana em Salvador. Com histórias marcadas pelo engajamento em práticas sustentáveis e compromisso com a comunidade, elas simbolizam o elo entre os territórios e as pautas climáticas globais, reforçando a importância do trabalho das cooperativas na construção de um futuro mais justo e verde.

A jornada da Caravana começou em maio, em Porto Alegre, no marco de um ano das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão mais de 21 mil quilômetros percorridos em 180 dias, mobilizando comunidades e territórios em torno de uma agenda climática popular, com foco na transição energética e na garantia de direitos sociais.